A Universidade de São Paulo (USP) mantém a sua posição como uma das instituições acadêmicas mais respeitadas no Brasil. Em 2023, ela foi reconhecida como a melhor universidade da América Latina pelo QS World University Ranking, uma das principais referências na avaliação de faculdades pelo mundo.
Além disso, dados mais recentes apontam a USP como uma das melhores organizações de ensino superior em escala global, sendo que 16 de suas graduações estão entre as 50 melhores do mundo.
Quer entender como a USP se destacou internacionalmente? Descubra com a MIG!
Brasil é referência global na área odontológica
Graças a uma extensa pesquisa na área, com publicações e participações em congressos internacionais, o Brasil é destaque por ter as melhores faculdades de odontologia da América Latina.
Segundo o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, o Brasil é reconhecido internacionalmente como um dos principais destinos para estudos do setor, ao lado de países como Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.
Além da produção de artigos científicos, as academias brasileiras exportam novas técnicas e tecnologias para outras regiões, um exemplo notável nessa categoria é a Universidade de São Paulo.
USP é destaque mundial
Com um forte incentivo à iniciação científica há mais de 120 anos, a USP apresenta um grande volume de estudantes em suas três faculdades de odontologia, localizadas em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto.
Em virtude do compromisso social e promoção à pesquisa, a instituição oferece assistência odontológica gratuita à comunidade. Anualmente, cerca de 140 mil pessoas recebem tratamento por meio do programa de cuidados bucais, liderado por estudantes sob a supervisão de professores.
Assim, devido ao seu histórico e à sua importância, a graduação de odontologia da USP foi a mais bem avaliada entre as universidades brasileiras pelo sistema QS, a qual obteve a 13º colocação, seguida da Unicamp (em 23º lugar), da Unesp (36º) e da UFRJ (50º).
Levando conhecimento do Brasil para o mundo
Com destaque no ranking global, as academias brasileiras estão em constante movimento para formar profissionais qualificados e promover a exportação de conhecimento para diversos países, sendo um deles os Estados Unidos.
Dessa forma, as faculdades americanas – as quais lideram a lista da QS – estão de portas abertas para os brasileiros que buscam uma formação continuada.
Além disso, o mercado de trabalho americano também necessita de especialistas com boas competências, como os brasileiros.
De acordo com a Health Resources and Services Administration (HRSA), agência governamental de saúde dos Estados Unidos, há, em média, 60 dentistas para cada 100 mil habitantes no país, o que demonstra a escassez de mão de obra na área odontológica.
Com isso, o mundo profissional americano apresenta oportunidades únicas para aqueles que visam realizar uma transição de carreira para o país, e se você também sonha em levar sua carreira odontológica para novos horizontes, a MIG está aqui para ajudar!
Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos tornar seu sonho de trabalhar como dentista nos EUA uma realidade: