A tecnologia sempre foi uma grande aliada da odontologia, desde o desenvolvimento de instrumentos de alta rotação e raio X dental até lasers, materiais protéticos e muitas outras inovações que promovem a qualidade da saúde bucal.

Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) é uma das maiores novidades do mercado odontológico, a qual auxilia na análise de imagens e exames, na produção de alinhadores transparentes e até mesmo no prognóstico de câncer oral.

A seguir, conheça mais sobre essa tecnologia e como ela está revolucionando o mundo odontológico.

O que é Inteligência Artificial?

 

De acordo com a revista Sorrisos Brasileiros, a Inteligência Artificial é: 

  • “(…) Uma simulação da inteligência humana em máquinas programadas para executar tarefas que normalmente requerem habilidades cognitivas humanas. É um campo de ponta da ciência da computação que visa permitir que as máquinas percebam, raciocinem, aprendam e se adaptem, da mesma forma que a mente humana opera.”

Portanto, a IA é um campo de estudo que promove o uso de múltiplas tecnologias capazes de realizar tarefas com similar ou maior eficiência do que os humanos. 

No dia a dia, a Inteligência Artificial pode ser encontrada no ChatGPT ou em chatbots (Reprodução: Freepik)

Além disso, é por meio do aprendizado de máquina que a inteligência aprende com a experiência e melhora o seu desempenho ao longo do tempo. Com o avanço de sua aprendizagem, haverá melhores dados e algoritmos.

Logo, com resultados satisfatórios em várias áreas, o segmento da saúde também obteve inúmeras vantagens com a IA. Na área odontológica, por exemplo, é possível coletar diagnósticos precocemente e melhores desfechos para os tratamentos.

 

O começo da Odontologia na Era Digital

 

A introdução da tecnologia digital na odontologia ocorreu em 2008 por meio do Sistema CEREC, o qual adotou o design digital de restaurações dentárias, chamado de biogenérico, responsável por utilizar um software para construir propostas de reabilitação bucal.

(Reprodução: Freepik)

Segundo o cirurgião-dentista Sergio Meiga, especialista em reabilitação oral e um dos maiores nomes da odontologia digital, esse processo de automação inteligente para ações restaurativas e implantologia digital já era o começo do uso da IA na odontologia.

 

As ferramentas e os benefícios da Inteligência Artificial na Odontologia

 

Além do Sistema CEREC, que revolucionou a forma como as restaurações dentárias são confeccionadas por meio de captura de imagens digitais em 3D e fabricações cerâmicas de alta qualidade, há outras duas grandes tecnologias relacionadas à IA odontológica: ANN e CDSS.

As Redes Neurais Artificiais (ANN) são modelos computacionais inspirados no funcionamento do cérebro humano, sendo aplicadas de diversas maneiras, como detecção precoce de doenças e predição de resultados de tratamento.

Por outro lado, os Sistemas de Suporte à Decisão Clínica (CDSS) são utilizados para auxiliar na tomada de decisões, tais como recomendar planos de tratamento ou gerenciar informações do paciente.

Dessa forma, os sistemas e redes que utilizam a Inteligência Artificial apresentam benefícios que somente o procedimento tradicional não seria capaz de proporcionar, como por exemplo:

  • Diagnóstico precoce: fundamental para a detecção de problemas em estágios iniciais, o que facilita o tratamento e melhora o prognóstico.
  • Prognóstico de câncer oral: prioritário para a identificação de lesões malignas, possibilitando intervenções rápidas e aumentando as chances de sucesso no tratamento.
  • Interpretação de diagnóstico para minimização de falhas, prognóstico melhorado e tomada de decisão: essencial para garantir que o diagnóstico seja preciso e que o plano de tratamento seja adequado, evitando erros e complicações.
  • Detecção de fraturas verticais na raiz dos dentes: importante para evitar complicações como infecções e perda de dentes, garantindo um tratamento adequado.
  • Diagnóstico de extrações com inteligência artificial: facilita a tomada de decisão sobre extrações, especialmente em casos complexos, melhorando a precisão e a eficiência.
  • Planejamento dos alinhadores: necessário para tratamentos ortodônticos, garantindo que os alinhadores sejam bem planejados para corrigir a oclusão de forma eficaz.
  • Simulação do resultado final do tratamento: útil para motivar o paciente e alinhar expectativas, além de ajudar na confirmação do plano de tratamento escolhido.

 

Fique por dentro das novidades da odontologia

 

A odontologia está evoluindo rapidamente com o advento de tecnologias inovadoras, como a Inteligência Artificial, que está transformando desde diagnósticos até a criação de alinhadores personalizados. 

Quer ficar por dentro dessas e outras novidades que estão revolucionando a saúde bucal? Assine agora a newsletter da MIG e receba conteúdos exclusivos e atualizados diretamente no seu e-mail! Não perca a chance de estar sempre um passo à frente no mundo da odontologia. Cadastre-se já: