A realidade do cenário médico nos Estados Unidos
De acordo com o relatório da Association of American Medical Colleges (AAMC), há uma previsão de escassez de até 86 mil médicos nos Estados Unidos até 2036, impulsionada pelo envelhecimento da população e o crescimento populacional.
Com isso, os estados americanos estão no processo de ampliação de seus investimentos e aplicação de novas políticas para potencializar o número de médicos ativos no país.
No Tennessee, por exemplo, o governador Bill Lee adotou a lei HB 1312, a qual visa combater a falta de profissionais da saúde, facilitando o processo de atuação de médicos estrangeiros no estado.
Em seguida, Ronald Dion De Santis, governador da Flórida, aprovou o pacote de lei “Live Healthy”, que foca na retenção de médicos imigrantes para o estado americano.
Dessa forma, o mercado de trabalho na área médica americana apresenta uma nova realidade ao tirar algumas exigências, oferecendo oportunidades únicas de crescimento profissional. Mas como os médicos brasileiros podem aproveitar esta chance?
A oportunidade certa para os médicos brasileiros
Segundo a previsão estimada pelo Jornal da USP, o Brasil terá mais médicos por habitantes do que os Estados Unidos em 2025.
A partir deste estudo, é possível visualizar que muitos médicos não serão alocados corretamente, devido a uma falta de planejamento do governo.
Assim, os profissionais brasileiros enxergam uma oportunidade única no mercado internacional, o qual apresenta melhores condições de trabalho e de remuneração, principalmente nos Estados Unidos.