O cenário médico dos Estados Unidos passa por transformações impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças demográficas e desafios climáticos.

A integração de saúde digital, IA e dispositivos inovadores melhora a qualidade e acessibilidade dos serviços, enquanto o envelhecimento populacional e a escassez de médicos demandam políticas de imigração e revalidação de diplomas.

Quer entender como essas mudanças impactam a área médica? Continue a leitura e prepare-se para o futuro da saúde!

O cenário atual da medicina nos Estados Unidos

 

Após os impactos da COVID-19, a inflação e a escassez de mão de obra na área médica, os Estados Unidos apresentam uma nova tendência de recuperação econômica.

De acordo com a Medicina S/A, essa movimentação é impulsionada pelo investimento em Negócios de Serviços de Saúde e Tecnologia (NST).

(Reprodução: Freepik)   

Com isso, a estimativa da recomposição da margem de lucro supera a projeção de valores de 2022, prevista em US$ 583 bilhões, podendo atingir US$ 819 bilhões até 2027.

Espera-se que os lucros no setor de saúde cresçam a uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 7%.

O futuro da medicina nos Estados Unidos

 

O futuro da área médica nos Estados Unidos está relacionado à tecnologia e suas tendências, à mudança no perfil demográfico, climático e nas políticas de saúde e, por fim, à educação.

A seguir, conheça mais sobre cada categoria.

 

Tecnologia

 

Com a grande expectativa de lucros, o governo e o mercado médico continuam a investir no sistema de NST (Negócios de Saúde e Tecnologia), interligando o setor de saúde com as novas tecnologias.

Nesse sentido, a saúde digital foca no desenvolvimento de softwares, plataformas, dados e análises.

(Reprodução: Freepik)  

Assim, as soluções tecnológicas melhoram a eficiência, a qualidade do atendimento e a acessibilidade por meio de gestão de dados, diagnóstico, tratamento e coordenação de cuidados. 

A seguir, conheça as principais ferramentas da medicina digital:

 

Tendências tecnológicas

 

A adoção de inteligência artificial, a transformação e o crescimento do mercado de saúde digital são o principal foco da área médica atual.

Além disso, as inovações promissoras miram na medicina regenerativa, impressão 3D de protótipos e próteses, nanotecnologia e realidade aumentada, soluções que melhoram o atendimento e facilitam laudos médicos.

Com a realidade aumentada e virtual, médicos visualizam dados sobrepostos ao mundo real, aprimorando a precisão em procedimentos, como cirurgias, sem a necessidade de monitores externos (Reprodução: Freepik)

Mudança socioambiental e de saúde

 

O envelhecimento da população americana despertou um alerta sobre a demanda por cuidados e tratamento de doenças no país.

Segundo o R7 Internacional, com o envelhecimento da população nativa, imigrantes ocupam postos de trabalho nos Estados Unidos (Reprodução: Freepik)

Além da necessidade da mão de obra para enfrentar esse problema, os americanos lidam com políticas de acesso à saúde. Ou seja, questiona-se a cobertura de saúde para populações mais vulneráveis e os seus custos.

Por fim, as mudanças climáticas também impactam a saúde da população. Segundo as pesquisas do  Journal of the American Medical Association (Jama), mais de 21 mil mortes nos Estados Unidos nas últimas duas décadas foram relacionadas ao calor.

Dessa forma, o envelhecimento populacional e as mudanças climáticas destacam desafios críticos para o sistema de saúde dos Estados Unidos, exigindo políticas inclusivas e maior preparo estrutural, demandando mais mão de obra no país.

 

Educação & Mercado profissional

 

De acordo com o relatório da Association of American Medical Colleges (AAMC), há uma previsão de escassez de até 86 mil médicos nos Estados Unidos até 2036.

Com isso, os estados americanos estão no processo de ampliação de seus investimentos e aplicação de novas políticas para potencializar o número de médicos ativos no país.

Ou seja, há um incentivo de políticas de imigração e processos de revalidação de diplomas que podem influenciar a presença de médicos estrangeiros nos Estados Unidos.

Embora a flexibilização para médicos imigrantes seja uma realidade, o mercado exige cada vez mais interdisciplinaridade nos currículos médicos.

Nesse cenário, a MIG está ao seu lado, oferecendo todo o suporte necessário para que você conquiste seu espaço no sistema de saúde americano com confiança e excelência.

Entre em contato agora e comece sua jornada rumo ao sucesso: