O que é o General Practice Residency?
O General Practice Residency, ou “Residência em Prática Geral”, é um programa de educação continuada que tem uma duração de aproximadamente 12 meses.
Nele, o especialista terá uma formação mais ampla e aprofundada em diversas áreas da odontologia, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades, diagnosticar e tratar uma variedade de casos clínicos, além de aprimorar seus conhecimentos em pesquisa e ensino.
Com isso, o objetivo desse programa é capacitar os dentistas para que se tornem especialistas mais versáteis, uma vez que os profissionais terão contato com situações hospitalares mais delicadas, como atender condições de saúde complexas e emergências odontológicas.
O que é ensinado no General Practice Residency?
Cada universidade apresenta uma estrutura curricular única, porém o padrão da grade educacional abrange matérias como:
- Odontologia para pacientes com necessidades especiais
- Manejo de pacientes com comprometimento médico
- Odontologia restauradora
- Prótese removível/fixa
- Implantodontia
- Planejamento de tratamento com scanner intraoral/CBCT
- Prótese sobre implantes (coroa ou FPD/sobredentadura)
- Endodontia com sistema rotativo atualizado
- Cirurgia oral (extração simples/cirúrgica/alveoloplastia)
- Ortodontia
Dessa forma, os conteúdos proporcionam um desenvolvimento profissional mais extensivo, lidando com casos mais complexos e que não são comuns no dia a dia
Quais são os benefícios do General Practice Residency?
O GPR é uma modalidade de educação continuada, que visa aprimorar o seu currículo e aperfeiçoar suas habilidades após a conclusão da graduação.
Nesse contexto, a busca contínua por conhecimento por meio de cursos, workshops e programas, como o General Practice Residency, proporciona inúmeros benefícios ao profissional.
A seguir, conheça as 4 principais vantagens em participar de um GPR.
1. Habilidades clínicas aprimoradas
O General Practice Residency oferece a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas da odontologia, como cirurgia, endodontia, prótese, periodontia e entre outras.
Assim, você terá contato com as novas tecnologias e técnicas do ramo odontológico, mantendo-se atualizado e desenvolvendo novas habilidades relacionadas a procedimentos cirúrgicos, confecção de próteses e tratamento de canal, por exemplo.
2. Networking
O programa proporciona a oportunidade de realizar o networking com outros profissionais, como professores, pesquisadores e outros residentes, o que pode ser fundamental para a construção de uma rede de contatos.
3. Mais oportunidades
De acordo com dados do Post-Secondary Employment Outcomes (PSEO), a pós-graduação tem impacto direto nos salários e nas oportunidades de emprego de profissionais de diversas áreas, incluindo saúde e odontologia.
Dessa forma, profissionais com residência têm maior destaque no mercado de trabalho, pois demonstram um compromisso com a educação continuada e um maior nível de especialização.
4. Experiência hospitalar e prática
O GPR prepara o dentista para trabalhar em um ambiente hospitalar, onde ele pode coordenar cuidados com outras especialidades médicas.
Além disso, a aprendizagem baseada em problemas permite que os profissionais coloquem em prática seus conhecimentos teóricos, enriquecendo suas capacidades.