A odontologia estética, ou dentística, está em crescimento nos Estados Unidos, com uma grande demanda por tratamentos estéticos como clareamento dental e implantes.
Embora a American Dental Association (ADA) não reconheça a odontologia estética como uma especialidade, outras áreas como ortodontia e prostodontia oferecem contribuições significativas para a estética bucal.
Se você deseja saber mais sobre como atuar nesse setor e aprimorar sua carreira, continue lendo e descubra mais!
A odontologia estética, também conhecida como dentística, está em constante crescimento nos Estados Unidos.
No último mês, por exemplo, a pesquisa por cosmetic dentistry aumentou de forma significativa, apresentando uma tendência de interesse maior para o futuro.
Mas afinal, o que é odontologia estética? Será que essa área é reconhecida pela American Dental Association? Como especializar-se em seus segmentos?
Continue a leitura e descubra as respostas!
A odontologia estética foca na melhoria da aparência dos dentes, gengivas e sorriso do paciente, aprimorando tanto em aspectos estéticos quanto funcionais.
Com isso, a sua abordagem de atuação varia entre clareamento dental e implantes dentários até contorno gengival e lentes de contato dentárias.
Apesar da dentística estar em alta nas tendências estéticas bucais, a American Dental Association não a reconhece como uma especialidade.
Nesse contexto, a associação enfatiza que há especializações que promovem a melhoria da estética por meio da odontologia, como a área de prostodontia e ortodontia.
Assim, é necessário que o profissional faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento para ter a capacidade e habilidade correta para promover o bem-estar estético bucal.
A seguir, conheça as 12 especialidades reconhecidas pela ADA e as suas ligações com a estética:
Dessa forma, se o profissional tem o interesse em atuar no segmento estético, é recomendável que o dentista foque em uma dessas especializações.
Segundo o artigo ‘General Dentist vs. Cosmetic Dentist: Who Should You See?’ no site da Colgate US:
Nesse sentido, a educação continuada é a melhor alternativa para os dentistas que focam na odontologia estética, a qual promove o aperfeiçoamento no segmento desejado.
Nos Estados Unidos, os cursos de especialização, além de suas categorias, devem ser reconhecidos pela American Dental Association.
O General Practice Residency, por exemplo, é uma forma de imersão nas habilidades clínicas. Nele, o especialista terá uma formação mais ampla em diversas áreas:
Saiba mais: O que é o General Practice Residency?
Para dentistas imigrantes, o processo entre a comprovação acadêmica e licença para exercer a profissão nos Estados Unidos é o primeiro passo:
Em seguida, o profissional pode realizar a sua aplicação em uma especialização com foco na estética bucal e facial.
Além disso, é obrigatório ter cumprido um ano em uma instituição reconhecida pelo CODA e também comprovar o TOEFL e o INBDE.
Você está preparado para esse desafio? Conte com a MIG para te ajudar na sua carreira internacional!
A MIG oferece suporte especializado em imigração e saúde, garantindo assistência personalizada e acesso a cursos preparatórios essenciais.
Com uma equipe experiente, você será guiado em cada etapa do processo, tendo uma transição profissional tranquila e sem preocupações.
Entre em contato hoje mesmo para começar a sua jornada rumo à prática odontológica nos Estados Unidos com confiança e segurança: