Conseguir um visto para os Estados Unidos pode ser um processo longo e desafiador, e a sua negativa, ainda que rara, é uma realidade que pode acontecer em diferentes etapas do processo de solicitação. 

Dessa forma, para quem investiu tempo, dedicação e recursos na obtenção do visto, enfrentar uma recusa pode ser desanimador. Apesar disso, entender os motivos e as etapas do processo pode ajudá-lo a evitar obstáculos e aumentar suas chances de sucesso.

Se você está iniciando o seu processo de obtenção do visto para os Estados Unidos, venha com a MIG entender como lidar com uma possível recusa e entre outros obstáculos 🛂🇺🇸

O que é uma negativa de visto?

 

Uma negativa de visto ocorre quando, durante a análise de sua solicitação ou entrevista, as autoridades americanas decidem que você não atende aos requisitos do tipo de visto solicitado.

Portanto, as recusas podem acontecer por vários motivos, desde a falta de documentação adequada até questões relacionadas à elegibilidade para o visto.

 

Diferença entre recusa, rejeição e negativa

 

Embora os termos “negativa” e “recusa de visto” sejam usados de forma similares, a rejeição de um visto é diferente.

Ou seja, a rejeição ocorre quando há problemas administrativos, como formulários incompletos ou taxas incorretas. Nesses casos, não há um julgamento sobre a sua elegibilidade, e o erro pode ser corrigido.

Já a negativa ou recusa implica que o oficial de imigração tomou uma decisão baseada nos critérios do visto, e isso pode exigir uma nova aplicação ou medidas adicionais para corrigir a situação.

 

Razões comuns para negativas de visto

 

Alguns dos principais motivos que podem levar à recusa de um visto incluem:

  • Seção 214(b) da Lei de Imigração e Nacionalidade: ocorre quando o oficial consular acredita que você tem a intenção de imigrar permanentemente para os Estados Unidos, mesmo que o visto solicitado seja temporário.
  • Seção 212(a) da Lei de Imigração e Nacionalidade: está relacionada à “inadmissibilidade”, que pode ocorrer por fatores como histórico criminal, problemas de saúde ou violações anteriores de imigração, assim como alguma fala ser interpretada como um risco à integridade do país,
  • Seção 221(g) da Lei de Imigração e Nacionalidade: quando o oficial consular não consegue tomar uma decisão imediata sobre o visto, seu caso pode ser colocado em “Processamento Administrativo” até que mais informações sejam fornecidas.

 

Onde a recusa de visto pode acontecer?

 

Você pode encontrar obstáculos em três momentos distintos no processo de obtenção de visto:

  1. Durante a petição ao USCIS: erros administrativos, como formulários ausentes ou informações incompletas, podem levar à rejeição da petição. Nesse caso, é possível corrigir o erro e reenviar a solicitação.
  2. Durante a entrevista de visto: se você passou pela etapa do USCIS, precisará comparecer a uma entrevista consular. Nessa fase, o oficial pode negar seu visto se identificar motivos de inadmissibilidade, como fraudes ou problemas criminais.
  3. Na entrada nos Estados Unidos: mesmo com um visto aprovado, você pode ser barrado na fronteira por autoridades do CBP (Customs and Border Protection), que verificarão seu histórico e documentos antes de permitir a entrada.

 

O que fazer em caso de negativa?

 

Se você receber uma negativa de visto, o primeiro passo é entender o motivo e o impacto que isso pode ter em futuras tentativas. Na maioria dos casos, é possível tentar novamente, mas é importante aprender com a situação e garantir que qualquer erro anterior seja corrigido. 

Com isso, para garantir que sua próxima aplicação tenha mais chances de sucesso, o ideal é contar com o auxílio de um advogado especializado em imigração.

Além disso, você pode contar com a MIG durante o seu processo de transição de carreira e imigração para os Estados Unidos 🛫  Receba assistência personalizada durante todo o processo, treinamento intensivo, suporte contínuo e muito mais: