Especializar-se em odontologia oferece ao profissional mais opções de serviços, experiência prática e a oportunidade de expandir seu networking. Além disso, proporciona desenvolvimento pessoal e adaptação às novas normas da saúde.
Nos Estados Unidos, a ADA reconhece 12 especialidades, que vão desde endodontia até anestesiologia odontológica, todas relacionadas à tecnologia e inovação.
Se você está interessado em se especializar, saiba mais sobre cada área e os passos necessários para revalidar seu diploma nos Estados Unidos.
Ao especializar-se em uma área da odontologia, o profissional torna-se hábil para reconhecer e tratar problemas mais específicos dos seus pacientes.
Além disso, os benefícios da educação continuada, que inclui a especialização, são variados:
Dessa forma, uma especialização promove um conhecimento adicional ao currículo do profissional, o que pode destacá-lo no mercado, principalmente nos Estados Unidos.
No país, as 12 especialidades, reconhecidas pela ADA, estão ligadas à tecnologia e inovação, necessitando que o profissional esteja sempre atualizado sobre o mercado.
O relatório de abril de 2024, publicado pela National Commission on Recognition of Dental Specialties and Certifying Boards, registrou as 12 especialidades odontológicas reconhecidas pela ADA nos Estados Unidos:
A seguir, conheça mais sobre cada área.
A área da saúde pública odontológica concentra-se na prevenção e controle de doenças bucais para toda a população.
Ou seja, especialistas nessa área trabalham para melhorar as políticas de saúde bucal e promover programas preventivos baseados na comunidade.
A endodontia envolve o diagnóstico e o tratamento de doenças da polpa dentária, a parte mais interna do dente.
Inflamação da polpa dentária (Reprodução: Dentist in Brooklyn NY)
Nesse contexto, os endodontistas realizam tratamentos de canal radicular para salvar dentes naturais que estão danificados ou infectados.
A patologia oral e maxilofacial concentra-se no diagnóstico e manejo de doenças que afetam as regiões oral e facial.
Assim, os especialistas desempenham um papel essencial na identificação do câncer bucal e de outras doenças e distúrbios bucais.
A radiologia oral e maxilofacial envolve o uso de técnicas de imagem para diagnosticar e manejar doenças das áreas oral e maxilofacial.
Nesse segmento, é necessário realizar uma interpretação de radiografias, tomografias computadorizadas (TC) e outros métodos de imagem a fim de identificar e avaliar condições como dentes impactados, tumores e fraturas.
A cirurgia oral e maxilofacial concentra-se no tratamento de doenças, lesões e deformidades da boca, mandíbula e face. Os procedimentos cirúrgicos incluem:
A medicina oral é especializada no diagnóstico e manejo de doenças orais que se manifestam como sintomas dentro da cavidade bucal.
Em uma análise, os especialistas identificam manifestações orais de condições sistêmicas, como doenças autoimunes ou deficiências nutricionais.
Especialistas em dor orofacial diagnosticam e tratam a dor associada às regiões da cabeça, face e pescoço, como distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) ou neuropatias faciais.
Após o diagnóstico, utilizam-se diversas modalidades de tratamento, incluindo medicação, fisioterapia e intervenções comportamentais.
Ortodontia e ortopedia dentofacial envolvem a correção de dentes desalinhados e irregularidades na mandíbula para melhorar a estética dental e facial por meio de aparelhos e alinhadores.
Com esses dispositivos, é possível endireitar os dentes e garantir o alinhamento adequado da mordida.
A odontopediatria é especializada em tratamentos preventivos e restauradores para crianças e adolescentes.
A periodontia se concentra na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças gengivais, cuidando de condições como gengivite e periodontite.
A prótese dentária envolve a restauração e substituição de dentes ausentes e estruturas orais associadas.
Dessa forma, os profissionais da área desenvolvem dentaduras, coroas, pontes e implantes dentários que melhorem a função oral e aprimorem a aparência.
A anestesiologia odontológica foca na administração de anestesia e sedação para controlar a dor e a ansiedade durante procedimentos odontológicos.
Por meio de uma aplicação segura de anestesia, o paciente tem conforto e bem-estar durante tratamentos complexos ou longos.
As 12 especializações reconhecidas pela ADA podem ser feitas por qualquer profissional qualificado na área.
Contudo, para aqueles que são imigrantes, a revalidação do diploma é essencial antes de iniciar uma especialização.
A seguir, verifique o passo a passo para obter a sua certificação.
Após finalizar a sua especialização, você estará apto para iniciar a sua carreira.
Com a MIG, você começa a sua carreira nos Estados Unidos com praticidade e segurança!
Conte com uma consultoria estratégica para transição profissional, cursos preparatórios para revalidação de diplomas, revisão de ofertas e contratos de trabalho e muito mais: