O inglês instrumental, ou English for Specific Purposes (ESP), foca na leitura e compreensão de textos técnicos e específicos, utilizando métodos como scanning e skimming para aprendizagem rápida.
Na odontologia, o domínio do inglês abre oportunidades profissionais e facilita o acesso a termos técnicos, como os apresentados no Glossário de Termos Clínicos Dentários da American Dental Association (ADA), que inclui definições detalhadas sobre diagnósticos e tratamentos.
Aprofunde-se neste tema e amplie suas possibilidades na odontologia.
O que é inglês instrumental?
O inglês instrumental, ou English for Specific Purposes (E.S.P), aborda a leitura e a compreensão de textos técnicos e de cultura geral em língua inglesa.
Segundo o material da UFMT, o E.S.P é uma área de estudo do inglês que visa atender a um determinado setor profissional.
Ao estudar por este método, desenvolvem-se as habilidades referentes às estruturas textuais e gramaticais da língua e à formação de palavras e vocabulário técnico.
Dessa forma, a aprendizagem da língua é mais rápida e com mais foco na área profissional, potencializando principalmente a capacidade de leitura e compreensão.
As técnicas do inglês instrumental
Por ter como objetivo uma aprendizagem a curto prazo, o inglês instrumental utiliza as técnicas de scanning e skimming.
A seguir, conheça mais sobre esses métodos.
Scanning
O scanning consiste em uma leitura rápida com o objetivo de buscar informações específicas dentro de um texto. Assim, o método potencializa a habilidade da leitura de uma forma mais ágil e prática para fins profissionais.
Skimming
O skimming trabalha a partir de uma leitura rápida com o objetivo de retirar as principais ideias e assuntos dentro de um texto. Nesse sentido, o leitor compreende a ideia do material por meio do título, subtítulo, legenda de imagens e parágrafos iniciais e finais.
O inglês instrumental na odontologia
A inclusão do inglês no currículo do dentista pode trazer inúmeras oportunidades para a carreira, como mais alternativas de serviços, desenvolvimento pessoal e conhecimento sobre as normas do país.
Com isso, manter-se atualizado sobre termos clínicos dentários é essencial para integrar-se na cultura e na língua do ambiente de trabalho.
Nesse contexto, a American Dental Association desenvolveu o glossário de termos clínicos dentários, o qual inclui definições detalhadas relacionadas à prática odontológica.
O Glossário de Termos Clínicos Dentários da ADA
O material da ADA abrange termos usados em diagnósticos, tratamentos, seguros odontológicos e outras áreas da odontologia.
Com ele, o profissional pode compreender o contexto clínico, aprender termos que serão utilizados na sua educação continuada e aperfeiçoar sua bagagem linguística.
Inicie a sua carreira de dentista nos Estados Unidos
O domínio do inglês instrumental é um diferencial essencial para profissionais de odontologia que buscam expandir suas possibilidades de atuação no cenário internacional.
Se você também faz parte do número de dentistas que querem começar uma nova carreira nos Estados Unidos, você pode contar com a MIG.
Nossa equipe de especialistas está preparada para oferecer suporte personalizado, desde o preparo técnico até a adaptação ao mercado profissional. Invista em sua carreira e alcance novos horizontes: