Dados do censo americano de 2019 identificaram que 42,5% dos brasileiros nos Estados Unidos têm pelo menos um diploma de graduação — percentual superior ao da população geral de imigrantes e até de nativos americanos.

Quando o profissional é formado em Odontologia essa qualificação é positiva, mas também pode tornar onerosa o seu processo de revalidação.

Por isso, muitos profissionais, enquanto esperam os trâmites burocráticos, buscam meios alternativos como assistente de dentista ou higienista dental — sempre com o devido visto imigratório. 

Vamos falar sobre isso? Continue a leitura!

 

Os primeiros passos como dentista nos EUA

 

Via de regra, para exercer a profissão de Odontologia você precisa cumprir os seguintes critérios mínimos:

  • Concluir um curso reconhecido nos EUA ou um programa de equivalência.
  • Passar no exame nacional, o National Board Dental Examination (INBDE), que avalia conhecimentos e habilidades odontológicas.
  • Completar um programa de residência em odontologia e prestar o exame estadual, que trata de regulamentações específicas.
  • Obter licença para prática privada e participar de educação continuada para atualização profissional.

Por conta dessa longa jornada, dependendo da realidade do profissional, vale a pena começar a formar uma renda como higienista dental ou, até mesmo, assistente de dentista.

 

Higienista dental 

 

Para ser higienista dental nos EUA, você precisa se registrar no Board do estado em que pretende morar, realizar as avaliações necessárias para comprovar seus conhecimentos e aplicar para obter a licença. 

A atuação do higienista pode se dar em clínicas, consultórios ou outras instituições de saúde bucal.

No dia a dia, esse profissional realiza limpezas, exames de raio-x e outros cuidados preventivos. Em 2022, a média salarial foi de $81.400 ao ano, segundo o U.S. Bureau of Labor Statistics — ainda acima do que um cirurgião-dentista no Brasil costuma receber, cerca de 31% a mais em reais.

 

Assistente de dentista

 

Para ser assistente de dentista, em alguns estados, não é necessário nenhum tipo de certificado. O profissional recebe treinamento com o empregador. 

Os conhecimentos que você aplica, como dentista brasileiro, são aqueles adquiridos nas áreas de radiologia, polimento de coroa e afins.

Em 2022, a média salarial dessa profissão foi de $ 44.820 ao ano.

Esses caminhos podem ser de grande ajuda caso a espera pela revalidação — que pode levar mais de um ano — dificulte sua vida. Mas não deixe de acreditar no seu objetivo final, caso seja se tornar dentista especialista nos EUA 😉

Para continuar acompanhando conteúdos sobre a área de saúde nos EUA, acompanhe a MIG no Instagram e no LinkedIn

 

MigTech Hub

2024 © MigTech Hub. All rights reserved