O infectologista é o profissional que diagnostica e trata doenças infecciosas, como gripe, COVID-19 e salmonela, além de colaborar no combate a epidemias.
Nos Estados Unidos, obter a especialização exige um processo rigoroso, que assegura a formação de médicos altamente qualificados em imunologia e epidemiologia.
Quer entender cada etapa para se tornar infectologista e como a MIG pode te ajudar nessa jornada? Continue a leitura e inicie hoje mesmo sua carreira internacional!
Um infectologista é o profissional responsável por realizar o diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, como gripe, sarampo, resfriado comum, faringite estreptocócica, COVID-19 e salmonela.
Apesar de algumas doenças terem impacto leve, a forma como se espalham, seja por meio de alimentos ou pelo ar, pode afetar a pele, os pulmões e outras áreas.
O profissional da área da infectologia atua no diagnóstico e combate de doenças causadas por bactérias, vírus, fungos, parasitas e príons (Reprodução: Freepik)
Assim, o papel dos infectologistas tem impacto a nível mundial, uma vez que podem desenvolver planos para combater epidemias em conjunto com órgãos governamentais.
Os médicos especializados em doenças infecciosas têm uma formação médica semelhante a de outros médicos.
Contudo, dedicam anos adicionais para entender e estudar imunologia e epidemiologia, tendo como foco principal o funcionamento fisiológico do sistema imune.
A seguir, conheça mais sobre cada passo a passo para obter uma especialização em doenças infecciosas.
As organizações World Federation for Medical Education (WFME) e Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) são fundamentais no processo de revalidação do diploma.
Essas instituições são responsáveis por realizar uma avaliação da documentação e pela emissão do diploma de profissional médico estrangeiro, o International Medical Graduates (IMG).
O processo de licenciamento começa no segundo ano da faculdade de medicina com o exame United States Medical Licensing Examination (USMLE):
Portanto, obter uma boa pontuação nesses exames é fundamental para garantir uma boa residência.
Durante os últimos anos da faculdade, os estudantes devem começar a se candidatar aos programas de residência médica com foco na especialidade desejada.
A fim de trabalhar na área de infectologia, é necessário concluir uma residência em medicina interna ou pediatria credenciada pelo Accreditation Council for Graduate Medical Education (ACGME).
Ao final da residência, os estudantes devem realizar os exames de qualificação, os quais são essenciais para avançar para a próxima etapa do treinamento: a bolsa de estudo (fellowship).
Nos dois últimos anos da residência, os residentes começam a buscar as bolsas de estudos (fellowships) que desejam realizar:
⤷ Com base na inscrição, os programas de fellowship decidem se concedem ou não uma entrevista
⤷ Com base na inscrição, os programas de fellowship decidem se concedem ou não uma entrevista
⤷ Após as entrevistas, se os residentes forem bons candidatos, podem ser convidados a ocupar uma vaga
Ao fim do fellowships, o profissional deve realizar um exame final para garantir a sua certificação pelo American Board of Internal Medicine (ABIM).
Descubra como alcançar uma carreira de prestígio na infectologia nos Estados Unidos! Essa especialidade oferece oportunidades únicas, com alto reconhecimento profissional e excelentes perspectivas de remuneração.
A MIG está aqui para transformar seu sonho em realidade. Oferecemos suporte especializado em imigração e saúde, além de acesso a cursos preparatórios essenciais para sua jornada internacional.
Nossa equipe experiente estará ao seu lado em todas as etapas, garantindo uma transição profissional segura, tranquila e sem complicações.
Não perca tempo! Comece hoje mesmo sua trajetória rumo ao sucesso na prática médica nos Estados Unidos com a confiança que só a MIG pode oferecer: